Unidos em nome da preservação dos recursos do planeta
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”.
Albert Schweitzer,
Desenvolvimento:
O projeto será desenvolvido ao decorrer do ano, envolvendo alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários, família e comunidade.
Durante o ano serão enfocados os seguintes temas:
GRUPO 1: Água: o recurso mais precioso do planeta.
GRUPO 2: Consumo, consciência e decisão.
GRUPO 3: Reciclar: O poder da transformação.
GRUPO 4: Reutilize o máximo possível.
GRUPO 5: Pequenas ações, grandes resultados.
GRUPO 6: Transporte, uma busca de alternativas sustentáveis.
Ações:
GRUPO 1 e 2: Conservação da mina próxima à escola.
GRUPO 3 e 4: Coleta seletiva de lixo no bairro.
GRUPO 5 e 6: Abertura, conservação e calçamento da Rua Campos Gerais e Rua João Nogueira
Serão desenvolvidas atividades diversificadas como pesquisas, debates, estudo de texto de situações reais, seminários, teatros, visitas e ações na comunidade, gincana, caminhada, passeios ciclísticos, atividades festivas e outras.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
1.º BIMESTRE
Dia 12/03 → Sensibilização do projeto: “Por um mundo melhor.”
Dia 17/03 → Abertura Oficial do Projeto: “Por um mundo melhor”.
Dia 03/04 → Apresentação das bandeiras e Música do Projeto. Dia 13/04 → Visita ao Local
Dia 30/04 → Apresentação do diagnóstico a coordenadora pedagógica.
TAREFAS -
1.Escolher o líder que representará os alunos
2.Criar e confeccionar uma bandeira que representará simbolicamente o tema do grupo.
A bandeira deverá ser confeccionada em tecido com as seguintes medidas. 1m e 50cm de comprimento e 90 cm de largura.
3. Criar e apresentar algo relacionado com a música do projeto: “Dias melhores”. Jota Quest.
4. Apresentar diagnóstico juntamente com plano de ação, na data marcada.
Instruções para o PORTFÓLIO
O Portfólio deverá ser montado com organização, capricho, pontualidade, contendo:
- Cópia do Projeto “Por um mundo melhor”;
- Diagnóstico e plano de ação de cada grupo;
- Relatórios;
- Registro de atividades em sala de aula;
- Convites, recibos e enviados;
- Registro de todas as atividades relacionadas ao projeto;
- Instruções recebidas;
- Conclusão Final.
Diagnóstico
O diagnóstico constitui um dos suportes metodológicos do Projeto “Por um mundo melhor”
O seu principal objetivo é o de contribuir para o delineamento das ações corretas adaptadas à realidade da escola. Durante a realização do diagnóstico é essencial o envolvimento de professores e alunos.
Plano de Ação
Deverá ser aprovado pelo grupo um Plano de Ação, elaborado com base no diagnóstico.
O Plano de Ação deverá ser encarado como um guia flexível de implementação de um conjunto de ações articuladas de forma coerente.
O Plano de Ação que estrutura as atividades do Projeto; “Por um mundo melhor” deverá:
- Ser um plano escrito.
- Ter objetivos realistas. (Um plano demasiado ambicioso tem maior probabilidade de falhar e desmotivar o seu prosseguimento.)
- Definir medidas a implementar, ações e atividades que permitam atingir os objetivos/metas a que se propõe.
- Considerar prazos realistas para sua concretização.
- Estar de acordo com o plano curricular. O trabalho do tema tem que ser interdisciplinar.
Avaliação:
O projeto será avaliado em 08(oito) pontos, sendo 02(dois) pontos em cada bimestre.
As notas serão atribuídas rigorosamente em tarefas individuais e em tarefas de grupos.
Os critérios para a avaliação serão:
Participação: Individual e em Grupo
Pontualidade: Na entrega dos trabalhos e apresentações
Criatividade: Nas apresentações, portfólio e outros.
Postura: Comportamento e comprometimento
Será avaliado pela Coordenadora Pedagógica, Coordenador Geral do Projeto, Coordenadores de cada grupo e os líderes dos grupos representantes dos alunos.
Mirian Lane (Coordenadora Pedagógica)